Candidatos para Eleição 2022 – Conheça os candidatos à presidência do Brasil

Publicidade

Hoje conheceremos quem são os candidatos para Eleição 2022 que disputarão a presidência do Brasil. Como a maioria dos cidadãos sabe, o ano de 2022 já está sendo marcado por conta das eleições.

Dessa forma, a eleição, que vai ser no dia 2 de outubro, servirá para que a população vote em: presidente, governador, senador e deputados. Sendo que para o cargo de presidência da república há um total de 12 pré-candidatos.

Publicidade

Pelo fato de serem muitos os candidatos para Eleição 2022, muitas pessoas nem sabem quem são os 12 concorrentes. Portanto, em seguida, confira mais sobre cada um dos candidatos.

Candidatos para Eleição 2022
Candidatos para Eleição 2022 (imagem do Google)

As eleições e a importância de votar

A princípio, o voto é um meio importante de as pessoas praticarem o seu direito de escolher os seus representantes na política. Hoje, todos os cidadãos brasileiros que têm 16 anos ou mais podem votar.

Sendo assim, a população deve votar para escolher: vereadores, prefeitos, deputados (estaduais e federais), governadores e presidente. O voto é realizado por meio da urna eletrônica e quem vota deve ter título de eleitor.

Em especial, o ano de 2022, já começou dando o que falar sobre as eleições. Por causa disso, é considerado um ano eleitoral bastante relevante para o país. A seguir, confira quem são alguns dos candidatos para Eleição 2022.

Candidatos para Eleição 2022: Nomes menos cotados conforme pesquisas

Entre os candidatos menos cotados para a presidência estão: Sofia Manzano (PCB), doutora em História Econômica; Vera Lúcia (PSTU), socióloga. Eymael (DC), advogado e ex-deputado federal. 

Publicidade

Além dos nomes citados acima, há ainda: Eduardo Leite (PSDB), bacharel em Direito, já foi prefeito, vereador e governador do Rio Grande do Sul; Aldo Rebelo (sem partido); ex-deputado federal; Leonardo Péricles (UP), militante.

Finalizando, temos André Janones (Avante), advogado e deputado federal. Na sequência, Felipe D’Ávila (Novo), cientista político; Luciano Bivar (União Brasil), deputado federal e Simone Tebet (MDB), já foi prefeita e senadora.

Candidatos para Eleição 2022: Os 5 nomes mais bem cotados

Desde o ano passado, 2021, as pesquisas de intenção de voto já começaram a vir à tona. Assim sendo, com a chegada de 2022, essa situação foi se acentuando cada vez mais. O que deixou evidente os principais candidatos:

  • Jair Bolsonaro (Partido Liberal)
  • Lula (Partido dos Trabalhadores)
  • Ciro Gomes (Partido Democrático Trabalhista)
  • João Doria (Partido da Social Democracia Brasileira)
  • Sergio Moro (União Brasil)

Dessa forma, temos Jair Bolsonaro (PL), Presidente da República atual. O candidato é ex-militar e já foi deputado federal. A seguir, o próximo candidato é o Lula (PT), ex-presidente e ex-metalúrgico, principal adversário de Bolsonaro.

Para finalizar, temos entre os candidatos para Eleição 2022 mais bem cotados Ciro Gomes (PDT), ex-governador. Em seguida, João Doria (PSDB). Por último, temos Sergio Moro (União Brasil), ex-juiz federal.

Quando será a Eleição 2022

Ainda no ano passado deu-se a aprovação do calendário eleitoral de 2022 pelo TSE. Sendo assim, já se sabe que a data do primeiro turno das eleições será no dia 2 de outubro.

Na sequência, caso houver um segundo turno, a data dele será dia 30 de outubro. Portanto, no dia 2 de outubro de 2022 os brasileiros terão que votar para escolher: presidente, governadores, senadores e deputados.

Dessa forma, indica-se aos cidadãos brasileiros que vão votar que deixem o seu título de eleitor em dia. Caso haja pendências, o ideal é fazer a devida regularização. Tudo para poder exercer o direito de voto.

Novas informações sobre a Eleição 2022

Apesar de o nome de Sergio Moro ainda estar entre os pré-candidatos, recentemente ele se retirou da disputa pela Presidência do Brasil. Isso fez com que os cenários de um provável segundo turno se modificassem.

Segundo as novas pesquisas parte dos votos que antes destinavam-se à Sergio Moro acabam beneficiando o candidato Jair Bolsonaro. Desse modo, aumentando as chances de um empate técnico entre Lula e Jair Bolsonaro.

No entanto, novas mudanças ainda podem ocorrer em relação aos candidatos para Eleição 2022. Assim, a corrida eleitoral está apenas no começo e novas modificações podem afetá-la.

O que é preciso para votar

A princípio, um assunto que está tomando conta dos principais veículos de comunicação é a providência do título de eleitor. Assim, esse é um tema focado principalmente nos novos eleitores, isto é, jovens com 16 anos ou mais.

Então, a boa notícia é que é muito simples tirar o título de eleitor. Hoje em dia o processo é feito virtualmente. Então, se você quiser tirar o seu título de eleitor ou saber mais informações, é só acessar o site do TSE.

Na sequência, ao longo do ano é interessante que seja feita a verificação do local de votação. Isso é um processo importante, visto que às vezes os eleitores costumam deixar para a última hora e acabam ficando perdidos.