Taxa de Licenciamento Anual de Veículos – Veja Qual Será o Valor

Publicidade

O valor da taxa de licenciamento para o ano de 2023 já foi divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran. O imposto, cobrado anualmente, é o que garante o tráfego livre dos veículos pelas ruas e estradas brasileiras. Contudo, os motoristas devem se atentar aos prazos para pagamento.

Vale ressaltar que, conforme inciso V do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, o veículo que não esteja devidamente licenciado não pode trafegar pelas vias. Sendo que, a ação é considerada como infração gravíssima, sob penalidade de multa, 7 pontos na CNH e apreensão do veículo.

Publicidade

Então, devido a importância da taxa de licenciamento anual de veículos, vamos mostrar qual será o valor do imposto em 2023, o prazo máximo para pagamento, como emitir a guia e muito mais. Além disso, continue lendo e confira também como emitir o CRLV “online” de forma bem simples.

taxa de licenciamento
taxa de licenciamento (imagem do google)

Sobre o licenciamento veicular

Anualmente, todos os proprietários de veículos automotores, reboque e semirreboque devem pagar a taxa de licenciamento. Assim, automaticamente o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular – CRLV é renovado. O documento, é o que comprova a regularidade do veículo.

Agora o CRLV pode ser acessado por meios digitais, sendo a impressão de responsabilidade de cada proprietário. O fato é que, desde agosto de 2020, o documento, antes impresso em papel moeda, não é mais entregue pelos Correios. Devido a mudança, o porte do CRLV impresso não é mais obrigatório.

Contudo, segundo o Detran, caso o condutor não esteja de posse do documento em uma abordagem, o agente de transito pode consultar a situação do veiculo pelo sistema. Então, o CRLV impresso só será de fato dispensado se for possível acessar a versão digital. Caso contrário, o condutor pode ser penalizado.

Como acessar e emitir o documento

Conforme mencionado, após pagar a taxa de licenciamento, o documento do veículo pode ser acessado via “internet“. Seja pelo “site” do Detran do seu estado, pelo Aplicativo CDT ou através do Portal de Serviços do Senatran. Todavia, o novo CRLV só poderá ser emitido se não constar registro de débitos referente a:

Publicidade
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA;
  • Taxa de Renovação do Licenciamento Anual – TRLAV nos últimos cinco anos;
  • Multas de transito;
  • Seguro obrigatório – DPVAT.

Em resumo, o veículo deve estar totalmente isento de débitos. Depois que o CRLV 2023 for renovado e o veículo estiver devidamente licenciado, o condutor poderá emitir o documento. A partir daí, é possível fazer a impressão para portar o documento físico ou manter a versão eletrônica no celular.

Valor e prazo para pagamento da taxa de licenciamento

A taxa de licenciamento veicular referente ao ano de 2023 já está disponível e pode ser emitida juntamente com a guia de IPVA. Conforme informações disponíveis no “site” do Detran-MG, o valor do imposto para o estado de Minas Gerais é de R$33,66 para todos os veículos. Cerca de 75% mais barato que o valor cobrado em 2022.

Então, os motoristas já podem se antecipar para manter o seu veículo regular, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB. O prazo para pagamento da taxa é até o dia 31 de março de 2023, depois disso, o valor do imposto está sujeito ao acréscimo de juros e multa por atraso.

O licenciamento pode ser pago por dois meios diferentes, sendo um deles a Guia de Arrecadação emitida “online“, conforme instruções que mostramos aqui. Ou, diretamente nos guichês de caixa ou terminais de autoatendimento, a partir do dia 09 de janeiro de 2023. Em ambos os casos, é necessário estar de posse do número do Renavam.

Como emitir o CRLV pelo aplicativo

Após pagar a taxa de licenciamento anual e estar com todos os outros impostos em dia, o motorista já pode fazer a emissão do CRLV digital. O processo é bem simples e intuitivo, podendo ser realizado por qualquer pessoa. A fim de facilitar ainda mais, preparamos um passo a passo com algumas instruções:

  • Primeiramente, acesse a loja de aplicativos do seu “smartphone” (Android ou iOs);
  • Então, faça uma busca por “Carteira Digital de Trânsito” e baixe o app;
  • Em seguida, abra o app e faça login com a sua conta Gov.br;
  • Já na tela inicial, clique na opção “Veículos” e depois na opção “Adicionar um CRLV“;
  • Por fim, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam e o número do Certificado de Registro de Veículo – CRV.

Vale ressaltar que, o CRV é o documento utilizado para a transferência de propriedade do veículo, também chamado de “Recibo“. Embora não seja solicitado na emissão da guia de pagamento, é exigido para emissão do novo CRLV. Pode ser solicitado também a placa e o CPF do proprietário.

Como emitir a taxa de licenciamento

Um dos meios mais fáceis para emitir a taxa de licenciamento veicular 2023 é através do “site” do Detran do seu estado. Após emitir a guia, basta efetuar o pagamento do imposto através do código de barras. Tenha em mãos o número do Renavam do veículo e siga as instruções abaixo para veículos registrados em Minas Gerais.

  • Acesse o endereço www.detran.mg.gov.br;
  • No item “Taxas, IPVA, Seguro DPVAT” da aba “Veículos“, clique em “Taxa de Licenciamento Anual – 2023“;
  • Na página seguinte você poderá conferir todas as informações sobre o licenciamento;
  • Então, para emitir a guia, vá na opção “VALOR” e escolha emitir a taxa de licenciamento junto ao IPVA ou emitir somente a taxa, basta clicar sobre o texto azul que está linkado no texto;
  • Em seguida, informe o Renavam do seu veículo, selecione o ano de exercício 2023 e marque a seleção “Não sou um robô“;
  • Por fim, clique no botão “Continuar” e na página seguinte em “Emitir DAE PDF“.

Viu só como é simples? Aliás, a guia também pode ser emitida pelo app da Carteira Digital de Trânsito. O processo é bastante parecido e rápido, então aproveite para regularizar o seu veículo o quanto antes. Enfim, esperamos que as dicas que trouxemos tenham sido úteis para você. Se curtiu, acompanhe o nosso Blog e veja outros conteúdos interessantes.