Publicidade

Como bloquear chamadas de call center e de cobrança

Publicidade

Quer saber como bloquear chamadas de call center? Então, não se preocupe, pois neste artigo vamos te ensinar todas as informações para conseguir bloquear esse tipo de ligações.

Provavelmente você já recebeu ligações ao longo do dia com cobranças e propagandas cansativas. Nesse sentido, vamos ensinar como bloquear chamadas de call center e de cobranças indesejadas.

Publicidade

Diversos consumidores relatam esse incômodo por parte das empresas e não sabem como interromper esse fluxo excessivo de ligações. Porém, as chamadas de cobrança não podem ser bloqueadas. Então, como resolver essa situação? 

Como bloquear chamadas de call center
Como bloquear chamadas de call center (imagem do Google)

Para começar, o que são empresas de call center?

Frequentemente, recebemos ligações das chamadas empresas de call center. Em especial, a grande maioria da população acaba se queixando delas. Mas, você sabe o que são essas empresas? 

Em suma, o call center ou central de atendimento é uma área que cuida apenas do contato com o cliente por meio de ligações telefônicas. Sendo assim, empresas especializadas nesse serviço podem ser contratadas por outras corporações.

Portanto, as empresas de call center são responsáveis por vender produtos e/ou serviços, atender reclamações, negociar ou fazer cobranças. Da mesma forma, o call center pode ser uma recepção de chamadas de clientes, como um SAC.

Como bloquear as chamadas de call center pode ser importante

Após aprender como bloquear as chamadas de call center é necessário ressaltar a importância desse processo. Sendo assim, imagine estar em uma reunião de negócios e diversas vezes o seu celular toca.

Publicidade

Provavelmente, você irá se sentir desconfortável e irritado com a situação, que se repete todos os dias. Dessa forma, ter uma forma de barrar essas chamadas pode trazer certo alívio ao consumidor.

Portanto, interromper as chamadas de call center faz com que você evite transtornos e estresse desnecessário. Todavia, precisamos lembrar que essa opção é somente disponível para ofertas e propagandas.

Nova regra da Anatel 

Recentemente, começou a implantação da primeira fase da nova regra da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. No entanto, essa regra se aplica somente a ligações feitas para venda de serviços e de produtos. Então, entenda:

  • O prefixo 0303 será adotado por todas as empresas de telemarketing.
  • A regra foi aplicada primeiramente para ligações para números de celular. Assim, será estendida para os telefones fixos ainda neste ano.
  • Se caso o cliente quiser, a empresa deverá atender a sua solicitação para não receber mais ligações do tipo.
  • Desse modo, se o pedido for negligenciado, o consumidor poderá ir até o Procon.

Dessa forma, a adoção de um prefixo próprio para esses tipos de ligações, facilita a como bloquear as chamadas de call center. Desde que as empresas estejam ligando para realizar vendas de produtos e/ou serviços.

Isso quer dizer, que se a empresa estiver ligando para arrecadar doações ou fazer cobranças, o prefixo não precisa ser adotado. Mesmo assim, essa regra permite que os consumidores escolham se vão atender a ligação.

Como bloquear chamadas de call center e cobrança de forma legal

Essa é uma pergunta feita diversas vezes pelos consumidores. Mas a resposta acaba não sendo agradável. Contudo, não tem como bloquear chamadas de cobrança. Nesse sentido, só poderá bloquear chamadas de call center.

Assim, a melhor forma é pedir ao credor que respeite seus horários de trabalho e tente ligar após determinado momento. Por exemplo, o consumidor pode fazer isso através de uma ligação para a empresa.

Portanto, mesmo que não seja possível interromper essas ligações, é possível buscar alternativas para não ser importunado por condutas abusivas dos credores. Agora, vamos entender como funciona esse processo.

As empresas de cobrança podem fazer ligações de forma excessiva?

Primeiramente, é preciso esclarecer que você pode bloquear chamadas de call center. Contudo, ainda não é possível bloquear as ligações de empresas que fazem cobranças. Mesmo que essa prática em excesso configure crime.

É certo que as empresas sempre buscam maneiras de cobrar uma dívida dos consumidores. Sendo assim, colocam o CPF dos credores em órgãos de proteção do crédito, como o Serasa, por exemplo.

Todavia, isso não quer dizer que o consumidor deva ser incomodado diariamente com cobranças. Dessa forma, o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor, diz que expor o consumidor ao ridículo e ao constrangimento é uma postura criminosa. 

 Mas, afinal, como bloquear chamadas de call center?

Depois de tudo isso, tenho certeza que você está se perguntando como bloquear essas chamadas de call center. Então, há formas diferentes de como fazer isso. Sendo que a primeira é por meio do Site Não Perturbe.

Desse modo, o Não Perturbe é um site criado para que os consumidores possam solicitar não receber mais ligações do tipo. Então, basta entrar no site e adicionar o seu número. Depois de um prazo as ligações tendem a cessar.

Para finalizar, você também pode fazer esse bloqueio por meio de aplicativo. Nesse sentido, é só você acessar a sua loja de aplicativos e realizar o download. Logo depois da instalação, você já pode contar com os seus serviços de bloqueio.