Publicidade

Veja como aumentar o score e melhorar o seu limite de compras

Publicidade

A pontuação de crédito é importante para conseguir créditos e empréstimos por empresas financeiras, já que hoje em dia o score é em muitas das vezes utilizado como parâmetro. Desse modo, manter o score baixo pode influenciar de maneira negativa na hora de obter créditos e aumentar o limite de compras. Portanto, saiba como aumentar o score.

Além do mais, há atitudes, como realizar o pagamento das contas adiantado, que podem ajudar a conquistar uma alta pontuação de score de crédito. Além disso, fugir de determinadas situações, como o atraso de contas, também irá evitar a diminuição dos pontos. Ser jovem e possuir baixa renda não é sinônimo de score baixo.

Publicidade

Aliás, o score é uma ferramenta que mede a prática financeira do consumidor. As empresas usam a consulta ao score pessoal do cliente para analisar o risco de oferecer crédito. Ou seja, ele não mede com base no quanto a pessoa recebe mensal, mas sim no comportamento financeiro. Veja a seguir o que é score de crédito.

como aumentar o score
como aumentar o score (imagem do Google)

O que é e como aumentar o score?

O score nada mais é do que uma pontuação que permite identificar, entre outros fatores, se você é ou não um bom pagador. Desse modo, a empresa saberá qual o risco de emprestar dinheiro a você. E portanto, irá liberar um limite alto ou baixo a depender dessa pontuação. Porém há diversas atitudes que permitem o aumento do score.

Bom, você já deve saber que um score alto, tem mais chances da empresa ofertar um limite de crédito maior. Porém, o contrário ocorre para o score baixo. A pontuação do score varia de 0 a 1000. Quanto mais contas atrasadas ou não pagas, menor será o valor da pontuação. A Serasa define o score como baixo de 0 a 300. 

A pontuação baixa impacta nas oportunidades financeiras, como conseguir um bom limite de crédito e empréstimos. Ademais, ela pode representar que a pessoa não é uma boa pagadora. No entanto, há técnicas para aumentar o valor do score. Veja a seguir como aumentar o valor do score e melhorar o seu limite de compras.

Como aumentar o valor do score

Para conseguir aprovações de crédito, empréstimos e obter financiamentos, é importante manter o score alto. Ademais, muitas empresas utilizam desta ferramenta para conhecer melhor seus futuros clientes. Desse modo, deseja melhorar o seu limite de compras? Veja a seguir comportamentos que ajudam a aumentar o score:

Publicidade
  • ao parcelar uma compra, é importante tentar evitar o atraso do pagamento, pois o não reconhecimento da quitação até o dia do vencimento, diminui a pontuação do score;
  • evite sempre contrair dívidas, organize as suas contas e as suas economias. Às vezes, as dívidas podem ser evitadas ao saber exatamente quanto você possui e quanto pode gastar. Desse modo, a chance de sair mais dinheiro da conta do que entrar, é menor;
  • sempre que possível pague parcelas de cartões e empréstimos adiantados. Essa atitude que parece boba pode te ajudar a aumentar a pontuação do score e fazer diferença no limite do seu cartão de crédito;
  • invista em cursos, livros e vídeos sobre educação financeira. Não é o valor do salário que irá determinar se uma pessoa será endividada ou não. Aliás, tudo depende do auto controle e organização financeira;
  • ainda, manter o pagamento das contas em dia, principalmente das faturas do cartão de crédito ajudam a ganhar limites maiores pelas empresas bancárias.

Além do mais, manter o score com pontuação acima de 700 indica à instituição financeira que o cliente é um bom pagador e que o risco de atraso do pagamento do crédito emprestado é baixo. Portanto, ao aplicar essas técnicas o seu score será sempre alto, permitindo às empresas liberarem valores maiores de crédito.

Como é calculado o score?

Ok, já sabemos o que é o score e como aumentá-lo, mas quem faz o cálculo dessa ferramenta? Hoje em dia é a Serasa que realiza o cálculo do score de crédito. Desse modo, segundo a empresa, o score é calculado utilizando um padrão estatístico a partir de categorias de informações. Essas informações variam de pessoa para pessoa.

Entre essas informações importantes e necessárias para o cálculo estão, o histórico de dívidas, os créditos contratados, o pagamento dos créditos, a quantidade de tempo de uso do cartão, a análise de crédito e a quitação de dívidas. Cada categoria possui uma porcentagem no cálculo, sendo o de maior peso o pagamento de crédito no Score 2.0.

Bom, agora que você já sabe sobre como aumentar o score de crédito, que tal aplicar as informações para conseguir cada vez mais pontos e melhorar o seu limite de compras? As técnicas são poucas, no entanto, precisa se esforçar para aplicá-las. Sempre que possível, mantenha suas contas organizadas para mantê-las em dia e aumentar o score.