Velocímetro de Internet – Teste sua Internet grátis

Publicidade

Antes de mais nada, cada vez mais pessoas buscam pelo velocímetro de Internet. Sendo assim, essa ferramenta é muito importante para testar a sua conexão. Assim, se trata de um processo rápido e fácil.

Atualmente, é muito comum as pessoas reclamarem de Internet lenta. Dessa forma, a maioria passa por um problema muito recorrente: receber menos dados do que deveria. 

Publicidade

Então, usar o velocímetro de Internet é muito útil para essas situações. Nesse sentido, hoje falaremos mais sobre os testes de velocidade de Internet. Portanto, se você quiser aprender mais sobre essa função, continue lendo esse artigo.

Velocímetro de Internet
Velocímetro de Internet (imagem do Google)

Importância de usar o Velocímetro de Internet

A princípio, saber a velocidade da sua Internet é muito importante. Principalmente  para você ter certeza de que o valor que está pagando está sendo justo. Além disso, ter um resultado concreto pode servir como prova para buscar os seus direitos.

Em resumo, os testes de Internet são usados por usuários do mundo inteiro. Sendo que é muito importante saber a quantas anda a sua conexão. Eventualmente, é necessário buscar esse tipo de teste.

Enfim, você percebeu que a sua série está travando ou que as redes sociais estão demorando para atualizar? Então, isso pode ser um sinal de que está recebendo poucos dados. Portanto, uma boa solução é usar um velocímetro de Internet.

Informações apresentadas pelo Velocímetro de Internet

Inicialmente, o software de teste de conexão identifica o seu IP. Em outras palavras, o IP é o seu endereço de rede. Sendo assim, é importante falar que cada computador possui um IP próprio. Em seguida, ele trará algumas informações, como:

Publicidade
  • Velocidade de Download
  • Velocidade de Upload
  • Ping ou Latência

Dessa maneira, vale a pena destacar que é importante você saber um pouco mais sobre cada uma dessas informações. Então, em primeiro lugar, você deve rodar o teste de Internet em seu dispositivo.

Logo depois de rodar o teste de Internet, ele te mostrará os resultados finais. Dessa forma, há três informações importantes. Nesse sentido, falaremos um pouco mais sobre cada uma dessas informações detalhadamente.

Velocidade de download

Em primeiro lugar, o velocímetro de Internet consegue identificar a velocidade de download. Em outras palavras, isso se trata da velocidade com a qual você consegue baixar algum arquivo ou atualizar as redes sociais.

Assim, para isso o dispositivo tem que se conectar com o servidor para poder usar os pacotes de dados necessários. Logo em seguida, tudo isso tem que ser descarregado no seu dispositivo (smartphone, computador, tv…).

Mas, como faço para analisar esse dado? Em suma, é muito simples, basta você ver se o valor mostrado está próximo do número contratado. Só para ilustrar: se o contratado foi 10 Mbps, o ideal é que o valor esteja entre 8 Mbps e 10 Mbps.

Velocidade de upload

Em seguida, outro valor mostrado pelo velocímetro de Internet é a velocidade de upload. Sendo assim, se trata da velocidade com a qual você manda arquivos para o servidor. Dessa forma, é o contrário do download.

Então, ele é usado quando você envia um e-mail, uma mensagem no Whatsapp, joga online etc. Então, vale a pena falar que essa taxa de upload costuma ser menor que a de download. Assim, isso ocorre porque baixamos mais coisas que subimos, em geral.

Contudo, se essa velocidade estiver muito baixa, pode ser um problema. Desse modo, observe os números contratados e os números obtidos no teste. Em seguia, é só comparar. 

3 – Ping ou Latência

Para finalizar, o último número mostrado pelo velocímetro de Internet é a latência. Dessa forma, é uma palavra que está muito presente em jogos online. Em resumo, quanto menor a taxa de ping, melhor.

Só para exemplificar, você pode ter uma velocidade de internet rápida. Mas, se por acaso o ping estiver alto, os dados serão enviados devagar. Como resultado, você pode ver os “lags” nos jogos. Em outras palavras, são as travadas no meio da partida.

Certamente, essas situações são bem chatas. Principalmente, porque acaba atrapalhando a sua experiência de jogo, por exemplo. Então, ao observar uma taxa de ping alta, vale a pena reclamar.

Velocímetro de Internet: Melhor opção de teste de conexão

Finalmente, está na hora de conhecer qual é o melhor velocímetro de Internet. Dito isso, estamos falando no teste nPerf. Em suma, o nPerf funciona por meio de um site. Assim, é possível medir a conexão de diferentes tipos de conexão.

Só para exemplificar, algumas opções para serem medidas são: ADSL, VDSL, fibra, cabo, ótica, satélite, wifi, wimaxe muito mais. Logo, para fazer a medição mais exata possível, o site usa uma ampla rede com vários servidores.

Nesse sentido, para usar o velocímetro de Internet nPerf é muito fácil. Em suma, é só acessar o Site do Velocímetro e iniciar o teste para a conexão de interesse. Além disso, você pode rodar o teste no seu computador ou no seu celular.