Transcrição de Áudio – Aplicativo Para Fazer Transcrições Grátis

Publicidade

Realizar uma transcrição de áudio manualmente pode ser uma tarefa bem cansativa, principalmente quando se trata de textos maiores. Por isso, usar uma ferramenta virtual para este trabalho facilita esse processo e otimiza o seu tempo. Felizmente, existem algumas aplicações grátis super eficientes no assunto.

Em outras palavras, estamos falando sobre transformar voz em texto. A prática é muito comum para jornalistas e profissionais que atuam na área de produção de conteúdo. Contudo, mesmo que não seja para fins profissionais, em algum momento um app de conversão automática pode vir a calhar.

Publicidade

Sendo assim, vamos mostrar quais são os melhores aplicativos para fazer transcrição de áudio gratuitamente pelo celular. Seja para uso pessoal ou profissional. O fato é que vale a pena entender um pouco mais sobre essa tecnologia super prática para o dia a dia. Continue lendo e confira.

transcrição de áudio
transcrição de áudio (imagem do google)

Sobre a transcrição de áudio

Embora a transcrição de áudio seja uma prática comum à jornalistas, é também pertinente em diversas outras situações. O exemplo mais claro sobre isso é quando precisamos extrair o conteúdo de um vídeo ou áudio e transformá-lo em texto. Pode ocorrer, inclusive, na confecção de trabalhos acadêmicos.

A princípio, o único modo de realizar tal feito seria com papel, caneta, tempo e muita paciência. Contudo, vivemos tempos em que a agilidade é primordial. Em outras palavras, quanto menos tempo gasto em uma única tarefa, maior será a produtividade. Obviamente, mantendo sempre a qualidade.

Sendo assim, a tecnologia age mais uma vez ao nosso favor. Utilizando da Inteligência Artificial, que é capaz até mesmo de transcrever falas corrigindo vícios de linguagem ou erros gramaticais. Nesse caso, é capaz de produzir, em questão de minutos, um texto mais fluído e agradável ao leitor.

Como funciona a conversão

Para obter uma transcrição de áudio precisa, é essencial utilizar uma plataforma eficiente. Por isso, mostraremos aqui algumas opções de grande credibilidade. Contudo, outro fator importante para que essas ferramentas funcionem, é que o arquivo de som possua um áudio claro e de fácil entendimento.

Publicidade

Geralmente, todas funcionam de forma parecida. Podendo haver duas opções, a primeira onde o usuário faz upload do arquivo do qual deseja extrair o conteúdo, seja vídeo (MP4) ou áudio (MP3). Já a segunda forma de fazer isso é através do microfone com gravação de fala em tempo real.

O resultado em texto pode ser salvo em diferentes formatos, sendo que, o mais comum é o PDF. Após transcrever uma fala, é possível usar também o comando “Copiar Texto” e utilizar o material da forma que preferir. Seja para compartilhar nas redes sociais, produzir legendas para vídeos ou outros.

Vantagens em utilizar as ferramentas online

Sem dúvidas, utilizar uma ferramenta de transcrição de áudio possui inúmeras vantagens. Em especial quando se trata de aplicativos gratuitos, que possibilitam o trabalho pelo “smartphone“. Confira a seguir outras vantagens em utilizar uma ferramenta de conversão de áudio “online“:

  • Aumento na eficiência de edição;
  • Produção de textos mais corretos conforme a gramática;
  • Reconhecimento automático de fala;
  • Otimização do tempo;
  • Algoritmos com capacidade de precisão de última geração;
  • Possibilidade de transcrever falas de diversos idiomas, a depender da plataforma.

Embora existam inúmeros aplicativos disponíveis com a promessa de transformar arquivos de voz em texto, alguns são mais completos e simples de usar. Aliás, são serviços altamente eficazes para Professores, Produtores de Conteúdo, Podcasters, Vloggers e qualquer pessoa que queira poupar tempo nesse trabalho.

3 aplicativos grátis para fazer transcrição de áudio

Se o que você quer é reduzir esforços ao converter voz em texto, confira 3 aplicativos de transcrição de áudio muito práticos e gratuitos. Inclusive, todos eles podem ser baixados em dispositivos Android e iOs conforme as instruções dispostas no tópico seguinte. Vale a pena experimentar e escolher o que mais atende ao seu objetivo.

  • EverNote: Melhora na produtividade com as funções de transcrição de fala, lembretes por comando de voz e muito mais;
  • Dragon Anywhere: Quase 100% de precisão no reconhecimento da sua voz;
  • Gboard: Tecnologia do Google para conversão de áudio em texto, um teclado inteligente que pode ser instalado ou mesmo já estar entre os apps nativos do seu dispositivo;

Além disso, você ainda pode experimentar o Transcribe, exclusivo para dispositivos iOs. Contudo, apenas os primeiros 15 minutos de uso são grátis, sendo necessário adquirir uma plano de assinatura para continuar utilizando o serviço. Todavia, apresenta uma eficiência de alta precisão e qualidade.

Como baixar o app

Agora você já sabe que pode fazer transcrição de áudio de forma automática com ferramentas digitais. Então, não há mais desculpas para perder tempo criando textos longos. Para baixar uma das aplicações indicadas ou qualquer outra semelhante, basta seguir o passo a passo seguinte:

  • Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone (Play Store ou App Store);
  • Na barra de buscas, digite o nome do app desejado, por exemplo “EverNote“;
  • Aguarde os resultados e clique na primeira opção para ver mais detalhes;
  • Em seguida, clique no botão “Instalar” ou “Obter” para fazer o “download” e aproveitar a ferramenta.

Caso não queira instalar nenhum aplicativo, saiba que é possível obter o serviço pela “Web” em “sites” que oferecem um período de teste grátis. Uma boa recomendação é o Virtualspeech.com, que permite o carregamento de arquivos em formato .mp3, .wav ou .ogg. Enfim, se curtiu as dicas, acompanhe o nosso Blog e veja mais alguns conteúdos que podem te ajudar no dia a dia.