Shopee ou AliExpress? Saiba qual é o melhor e entenda as diferenças

Publicidade

Nos últimos anos, muitas pessoas estão comprando pela Shopee ou AliExpress. Para quem não conhece as lojas, ambas são especializadas em vender produtos importados. Mais especificamente, provenientes da China.

Como são dois e-commerces muito populares, às vezes é comum surgir algumas dúvidas. Por exemplo, em qual loja escolher comprar ou qual loja é melhor e coisas do tipo.

Publicidade

Nesse sentido, hoje vamos tratar sobre a melhor: Shopee ou AliExpress. Portanto, se você quer sanar as suas dúvidas que têm acerca de uma das duas ou das duas lojas, confira a seguir mais informações.

Shopee ou AliExpress
Shopee ou AliExpress (Imagem do Google)

Saiba mais sobre a Shopee

Antes de tudo, que tal conhecer mais um pouco sobre as duas lojas. Então, se você não conhece a Shopee ou AliExpress, agora é o momento ideal. Em primeiro lugar, tem-se a Shopee, um e-commerce criado na China.

Em suma, a Shopee é uma plataforma de vendas que permite que cada lojista inclua seus produtos no site ou aplicativo. Assim, é uma verdadeira reunião de vendedores em um único lugar.

A Shopee está presente em vários países, no entanto, ela se adapta a cada lugar. Isso quer dizer que cada país conta com seus vendedores locais. Mas, também há a opção de comprar produtos da China.

Saiba mais sobre o AliExpress

Em segundo lugar, vamos tratar mais a fundo sobre o AliExpress. Resumindo, também se trata de uma plataforma de e-commerce chinesa. E tem um funcionamento muito semelhante ao da Shopee.

Publicidade

Na verdade, o AliExpress surgiu antes que a Shopee, assim, conta com algumas vantagens. Por exemplo, nessa plataforma é possível encontrar uma quantidade maior de vendedores da China.

Contudo, a quantidade de vendedores locais, do Brasil, não surpreende tanto. No mais, o Aliexpress possui também uma maior variedade de produtos e de categorias. 

Shopee ou AliExpress? O que observar para saber qual é a melhor

Antes de tudo, sempre houve uma competição acirrada entre os dois e-commerces. Afinal, ambos são muito semelhantes e foram criados na China. Então, a seguir, confira o que observar na hora de escolher a melhor.

  • Variedade de produtos;
  • Prazos de entrega de produtos comprados;
  • Qual é o método de entrega, correios ou transportadora;
  • Possibilidade de reembolso;
  • Interface de aplicativos;
  • Facilidade de uso do aplicativo;
  • Preços e promoções;
  • Devolução de dinheiro em caso de problemas;

Enfim, para resumir, no quesito de prazos ambos são muito parecidos. Isso porque quando os produtos são provenientes da China, o prazo é de 30 a 45 dias, no geral.

Mas, outro ponto de destaque são os preços e as promoções. O AliExpress costuma oferecer mais promoções aos usuários. Assim, há a possibilidade de comprar produtos por um valor muito mais acessível.

Formas de pagamento das plataformas

Sucintamente, na hora de escolher entre Shopee ou AliExpress é preciso observar os métodos de pagamentos. Dessa forma, é possível dizer que o AliExpress apresenta mais meios na hora de realizar o pagamento.

Em geral, ele permite que os compradores paguem por meio de cartão de crédito e boleto bancário. No mais, também é possível pagar as suas compras através do PayPal.

O caso da Shopee, ela também oferece métodos de pagamentos como cartão de crédito e boleto bancário. No entanto, não dá para pagar por meio do PayPal. No mais, ambos oferecem o PIX como método de pagamento.

Qual plataforma é mais confiável, Shopee ou AliExpress?

Mas, em relação a confiabilidade, qual é mais confiável, Shopee ou AliExpress? De antemão, dá para dizer que ambos os e-commerces são confiáveis e seguros. Mas, no Reclame Aqui, o AliExpress possui uma nota mais alta.

Em primeiro lugar, tanto a Shopee quanto o AliExpress contam com um serviço de devolução de dinheiro caso haja algum problema. Dessa forma, é muito raro que os clientes saiam no prejuízo, porque é possível solicitar o reembolso.

Mas, se você está pensando em comprar em uma das lojas, o mais importante é avaliar o histórico do vendedor. Em geral, dá para saber se um vendedor é realmente confiável ou não de acordo com a avaliação de quem já comprou.

Como baixar os aplicativos para começar a comprar

Para finalizar, tanto a Shopee quanto o AliExpress possuem aplicativos para dispositivos móveis. Então, você consegue fazer as suas compras diretamente pelo smartphone ou tablet. Além disso, as plataformas também possuem sites.

Ademais, os aplicativos estão disponíveis para aparelhos Android e iOS. Nesse sentido, para começar a comprar é só baixar o aplicativo da Shopee. É possível encontrá-lo na Play Store e também na App Store.

Na sequência, também dá para baixar o aplicativo do AliExpress e para isso é só ir até a Play Store ou App Store. Depois de baixar e instalar os aplicativos, é preciso criar uma conta em cada um e já dá para começar a fazer compras.