Roku TV – O que é e como usar

Publicidade

Recentemente, a Roku TV chegou no Brasil. Em suma, a empresa chamada Roku é norte-americana e se trata de uma marca de streaming independente. E por ser relativamente nova no nosso país, ainda existem dúvidas sobre ela.

Em outras palavras, dá pra descrever a marca como um sistema operacional. Assim, ela disponibiliza o seu sistema para outras marcas de televisores inteligentes e também conta com outros dispositivos.

Publicidade

No mais, a Roku TV é conhecida por conseguir transformar qualquer televisão em uma Smart TV. Dessa forma, hoje vamos conhecer mais sobre a empresa e sobre os seus produtos.

Roku TV (imagem do Google)

Contextualizando a Roku TV

Antes de tudo, a Roku TV funciona de um jeito muito parecido com a Apple TV. Logo, o objetivo é otimizar a capacidade e centralizar o acesso a diferentes tipos de aplicativos. 

E isso pode ser feito tanto por meio do sistema operacional Roku, quanto pelos dispositivos externos. De modo que, nos Estados Unidos, a empresa fabrica e vende aparelhos como o Chromecast e demais facilidades.

No entanto, por ser recente no nosso país, a empresa optou por começar os seus trabalhos apenas com o sistema operacional e TVs. Mas, isso não quer dizer que futuramente eles não possam trazer outras tecnologias.

E como funciona?

Na prática é tudo muito simples. A empresa possui o seu próprio sistema operacional, logo fabrica as suas televisões. Sendo assim, vale a pena citar que há diferenças entre elas e as outras televisões inteligentes.

Publicidade

Em suma, os aparelhos da Roku TV já contam com um amplo leque de serviços de streaming. De maneira que existem várias opções no catálogo de conteúdos pagos e também gratuitos. 

A seguir, falaremos mais sobre os conteúdos dos dispositivos, mas antecipadamente vamos tratar de algumas opções. Dessa forma, os usuários brasileiros contam com: Netflix, HBO Go, Apple TV+, Globoplay e muito mais.

Opções de conteúdos disponíveis no catálogo

De forma resumida, independentemente do dispositivo da marca Roku que você usar, vai contar com muitas opções de conteúdo. Assim, a marca é conhecida por disponibilizar uma vasta lista de títulos.

  • Vevo
  • Youtube
  • Google Play Video
  • Spotify
  • Deezer
  • Canais fechados
  • Canais de esportes

No mais, vale a pena lembrar que o catálogo ainda tem alguns pontos negativos. Por exemplo, para os usuários da Amazon Prime Video, o serviço não pode ser acessado. Isso acontece porque a Roku Tv não possui suporte.

Além de tudo, também vale destacar que o sistema operacional Roku não conta com a integração do Google Assistente. E o mesmo acontece em relação a Alexa, a assistente da Amazon.

Recursos da Roku TV

Depois da quantidade de conteúdo que a marca oferece, os recursos também costumam impressionar. Sendo assim, um dos recursos mais apreciados é a pesquisa por voz.

Continuando, outro recurso muito popular é o canal Roku. Ele conta com muitas opções de canais e conteúdos gratuitos. Sendo que os principais são os títulos da HBO.

Além de tudo, se a sua TV tiver suporte para a qualidade 4K, ela automaticamente oferecerá várias opções de conteúdos 4K. O que acaba facilitando muito na hora de assistir.

Principais vantagens de usar aparelhos da marca

Com certeza um dos maiores benefícios que esses aparelhos apresentam são as entradas para Micro SD e USB. Sendo também uma vantagem quando comparada ao Chromecast e à Apple TV.

Em segundo lugar, está o fato de elas permitirem que o usuário espelhe Android e Windows. Isso quer dizer que dá para utilizar aplicativos específicos para dispositivos móveis diretamente em uma Roku TV.

E para encerrar a parte de vantagens, temos a possibilidade de conectar fones de ouvido no controle remoto. No entanto, essa facilidade só está disponível nas terceiras e quartas versões dos dispositivos da empresa.

Principais desvantagens de usar aparelhos da marca

Evidentemente, um dos lados negativos desses dispositivos é que os recursos podem ser limitados. Embora haja muita variedade de conteúdo, muitos deles são bloqueados no Brasil. Então, acaba sendo um pouco inútil.

Na sequência, outra desvantagem atinge o bolso dos brasileiros que se interessam por um Roku TV. Isso porque os preços podem ser absurdamente altos e inacessíveis para boa parte das pessoas.

Por fim, a última desvantagem é que a Roku ainda não trouxe outros aparelhos de streaming para o Brasil. Na verdade, a marca começou sua história no nosso país apenas com as televisões Roku.

Como usar um aparelho Roku TV

A princípio, se você tem um dispositivo da marca e ainda não sabe como usá-lo, não se preocupe. Na verdade, se trata de um procedimento muito simples e fácil. Para começar, ligue a sua Roku TV ou conecte o dispositivo de streaming.

O próximo passo é selecionar o seu idioma. Em seguida, basta escolher uma rede para se conectar via Wi-Fi. Então, é só inserir um código específico para que a ativação do produto seja feita. Use o celular, tablet ou computador.

Por fim, é só fazer o cadastro com um usuário e uma senha. Além disso, dá para inserir informações para futuros pagamentos, se for o caso de compras. Para isso, é só colocar os seus dados da sua conta PayPal.