PIS PASEP Aplicativo 2022 – Saiba se você pode receber

Publicidade

Inicialmente, o PIS PASEP é um dos assuntos mais falados ultimamente. Então, quando você vir essas siglas, saiba que elas fazem parte de um benefício do governo. Dessa forma, esse benefício é voltado apenas para trabalhadores do Brasil.

Em suma, o PIS e o PASEP são duas formas que encontraram de associar o trabalho dos funcionários ao sucesso e desenvolvimento do local onde trabalham. Sendo que, esse local pode ser tanto uma empresa, quanto um órgão público.

Publicidade

Portanto, podemos dizer que o PIS PASEP é pago abono salarial. Mas é destinado somente para trabalhadores que têm carteira assinada. Então, se você quiser saber mais sobre esse benefício, não deixe de continuar lendo esse artigo.

PIS PASEP
PIS PASEP (imagem do Google)

PIS: Entenda o que é e como funciona 

A princípio, a sigla PIS quer dizer: “Programa de Integração Social”. Assim, em resumo, é um abono salarial. E foi criado para atender as necessidades de trabalhadores que possuem uma renda menor.

Então, os valores do PIS provêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador. Por sua vez, o Fundo de Amparo ao Trabalhador é formado por meio dos impostos pagos pelas empresas do setor privado. Portanto, é dele que sai o PIS, o FGTS e outros benefícios.

Nesse sentido, quando se dá o primeiro registro na carteira de um cidadão, o cadastro no PIS deve ser realizado. Contudo, quem deve fazer esse processo de cadastramento é a empresa contratante.

PIS X PASEP: Confira as principais diferenças

Eventualmente, esses dois termos estão juntos. De maneira, que isso acaba sendo uma fonte de dúvidas para grande parte do povo brasileiro. Então, em síntese, o PASEP tem o mesmo peso e função que o PIS.

Publicidade

Porém, existe uma diferença importante. Isso porque o PASEP é pago para servidores do setor público. No mais, as características dos dois tipos de benefício são bastante parecidas.

Nesse sentido, isso quer dizer que no caso do PASEP é o órgão público quem deve fazer o cadastro de cada um dos funcionários. Da mesma forma que é ele quem contribui para o Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Quem tem direito ao PIS PASEP? Saiba quais são os critérios

Em seguida, falaremos sobre como fazer para saber se a pessoa tem ou não direito. Assim, vale a pena falar que os funcionários devem atender a alguns critérios para o recebimento do benefício.

      O funcionário deve ter seu cadastro no PIS PASEP há mais de 5 anos.

       Em seguida, o empregado deve ter mais de 30 dias trabalhados no ano de 2019.

      Além de tudo, o funcionário deve ter um salário médio de até dois salários-mínimos ou R$2.420,88.

      Por fim, esse critério é de responsabilidade da empresa ou do órgão público. Assim, eles devem ter informado os dados cadastrais do trabalhador de forma correta.

Então, dá para perceber o quanto o pagamento do PIS PASEP é criterioso e cheio de regras. Dessa forma, os trabalhadores que possuem carteira assinada devem estar atentos aos pontos acima.

Portanto, se você é um funcionário de uma empresa privada ou trabalha para algum órgão público, confira agora mesmo se você tem direito ao PIS PASEP.

PIS PASEP: Demais contemplados

Em seguida, como dissemos anteriormente, o PIS PASEP atende aos trabalhadores que possuem carteira assinada. No entanto, o benefício também acaba atendendo outros brasileiros.

Então, também têm direito ao PIS PASEP aquelas pessoas que são aposentadas; cidadãos com mais de 60 anos de idade; pessoas que estão em alguma qualidade de invalidez; militares em reserva remunerada ou em reforma…

Além disso, o benefício também atende: PCD – Pessoa com Deficiência; pessoas que estão em tratamento contra o câncer; portadores de AIDS; pessoas que apresentam algum tipo de doença que faz parte da lista da Portaria Interministerial.

Como efetuar o saque

Então, o PIS PASEP é um benefício de extrema importância para todos os trabalhadores com carteira assinada do Brasil. Assim, é uma forma que foi encontrada de fazer com o que os funcionários sejam parte do sucesso da empresa.

Desse modo, se você se encaixa nos critérios que citamos acima, não deixe de conferir o calendário de pagamento do PIS PASEP. Assim, você pode receber o seu benefício através da Caixa Econômica Federal, caso trabalhe no setor privado.

Por outro lado, quem recebe o PASEP, deve retirar o benefício no  Banco do Brasil. Nesse sentido, o saque pode ser feito por meio de depósito automático; saque direto no caixa eletrônico; saque no caixa da agência.

Como realizar a consulta do PIS PASEP pelo aplicativo?

Enfim, ficou alguma dúvida sobre o PIS PASEP? Ou ainda, quer ter certeza de que você tem direito ao benefício de abono salarial? Então, não se preocupe, basta fazer a consulta em algum dos canais disponibilizados pelo Programa.

Sendo assim, você pode entrar em contato por meio do telefone, que é: 0800 726 0207. Mas, se preferir, também pode tentar contato através dos Postos da Superintendência Regional do Trabalho.

Por fim, há ainda a opção de consulta por meio do aplicativo. Dessa forma, basta procurar na sua loja de aplicativos o aplicativo Caixa Trabalhador. Ou, se preferir, acesse o link Direto para o APP.