Pedir aposentadoria online – Dar entrada no pedido online é muito simples

Publicidade

Nos últimos anos, deu-se mais visibilidade ao processo de pedir aposentadoria online. Dessa maneira, as pessoas que atenderem aos critérios para solicitar a aposentadoria acabam ganhando mais facilidade.

Em suma, antes de fazer o pedido para se aposentar, há alguns passos a serem seguidos. Só para ilustrar, o primeiro passo é conferir o Cadastro Nacional de Informações Sociais para ter certeza confirmar os dados.

Publicidade

Logo em seguida, já dá para pedir aposentadoria online. E a melhor parte é que se trata de um processo simples e rápido. Então, se você quer saber mais sobre como realizar essa solicitação, acompanhe o nosso artigo de hoje.

Pedir aposentadoria online
Pedir aposentadoria online (Imagem do Google)

Tudo sobre a aposentadoria no Brasil

A princípio, que tal conhecer mais a fundo o processo de aposentadoria no Brasil? Em síntese, o critério para que uma pessoa se aposente é: ter 57 anos e 6 meses (mulheres) e ter 62 anos e 6 meses (homens).

Sendo assim, ainda é necessário que a mulher tenha um total de 30 anos de contribuição. Já para o homem, é preciso ter 35 anos de contribuição para o INSS. 

Mais uma vez, é preciso estar atento às informações do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e aos carnês de contribuinte. Assim, depois de confirmar todos os dados, já dá para pedir aposentadoria online.

Novo jeito de solicitar a aposentadoria

Na verdade, já dá para pedir aposentadoria online desde o ano de 2018. Assim, com a pandemia, foi um processo que ajudou muito as pessoas interessadas em fazer a solicitação.

Publicidade

Desde então, o pedido de aposentadoria deve ser feito somente por meio virtual. Ou seja, não há mais a possibilidade de ir até uma agência do INSS e fazer o pedido.

Essa nova maneira facilitou muito a vida dos cidadãos brasileiros. No entanto, ainda há pessoas que se sentem inseguras em fazer a solicitação por meio virtual. 

O que é preciso ter em mãos na hora de pedir aposentadoria online

Em primeiro lugar, o interessado em pedir aposentadoria online deve baixar o aplicativo. Mas, mais tarde trataremos melhor dessa parte. No mais, acompanhe a seguir quais documentos são necessários para o processo.

  • Documento pessoal, como CPF ou RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Carnês de contribuinte INSS;
  • Requerimento escrito;
  • Comprovante de residência;
  • CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais);
  • Documento que comprova atividade especial.

Dessa forma, tendo esses documentos em mãos, você já consegue fazer a sua solicitação de aposentadoria. Então, é importante separar todos os documentos com antecedência para não perder tempo.

No mais, há algumas instruções a serem seguidas para ter sucesso na sua solicitação. A seguir, vamos tratar mais a fundo de cada etapa para que não haja dúvidas na hora de pedir aposentadoria online.

Conheça as aposentadorias oferecidas pelo INSS

Na sequência, também é importante estar por dentro dos tipos de aposentadorias disponíveis pelo INSS. A primeira é a aposentadoria por idade que prevê 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens.

Há também a aposentadoria rural, para quem pratica atividades rurais há mais de 15 anos. Em seguida, está a aposentadoria especial, para quem atuou em trabalhos que fazem parte da categoria de insalubridade.

No mais, existe a aposentadoria por invalidez. Esse tipo de aposentadoria é para aqueles que entram na categoria de invalidez permanente. E, por último tem-se a aposentadoria da pessoa com deficiência.

Vantagens de solicitar a aposentadoria virtualmente

Em suma, esse processo se tornou muito mais fácil e envolve menos tempo gasto pelos solicitantes. Isto é, não há mais a necessidade de se deslocar até uma agência do INSS para fazer esse pedido de aposentadoria.

Além de que, esse serviço virtual também possibilita o desafogamento das agências. Como se sabe, o INSS está passando por um período difícil por conta da falta de servidores efetivos.

Nesse sentido, o aplicativo para pedir aposentadoria online é muito simples e fácil de usar. Sem contar que acaba deixando o processo de solicitação de aposentadoria muito mais prático.

Como baixar o aplicativo para pedir aposentadoria online

A princípio, o aplicativo Meu INSS foi criado em 2018 para ser uma plataforma que visava a facilidade. Atualmente, é por meio dele que as pessoas fazem solicitações e conseguem realizar o acompanhamento delas.

Ele foi criado a fim de desafogar as agências do INSS em todo o Brasil. Como dissemos anteriormente, o órgão público está passando por um problema de falta de servidores. O que acaba prejudicando a experiência dos cidadãos.

Nesse sentido, o aplicativo Meu INSS está disponível para dispositivos móveis. Sendo que você pode baixá-lo tanto em aparelhos Android quanto em aparelhos iOS. 

Então, tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo na App Store ou na Play Store. Logo depois de realizar o download e a instalação, já dá para pedir aposentadoria online.