Palavras Que Rimam – Os Melhores Sites Para Encontrar Rimas

Publicidade

Se você precisa encontrar palavras que rimam, então veja essas opções de “sites” gratuitos para arrasar na escrita criativa. Aliás, a dica é ideal para quem curte criar músicas, poemas ou simplesmente se interessa em conhecer um verdadeiro dicionário de rimas. Continue lendo e saiba mais.

Hoje em dia o que não faltam são ferramentas virtuais para os mais diversos fins. Algumas para entreter, outras para facilitar alguma tarefa do cotidiano. Mas o fato é que, a tecnologia está sempre inovando e nos surpreendendo. Nesse caso, vamos falar de bancos de dados completos de rimas.

Publicidade

À princípio, criar versos com palavras que rimam dependia exclusivamente da própria criatividade humana. Contudo, nem sempre as ideias surgem com tanta facilidade ou rapidez. Sendo assim, vale a pena recorrer a uma dessas plataformas gratuitas para impulsionar o seu lado criativo.

palavras que rimam
palavras que rimam (imagem do google)

O que são palavras que rimam

Antes de mostrar quais são os melhores “sites” para encontrar palavras que rimam, vamos conceituar um pouco o assunto. Afinal, você sabe em que se baseiam as rimas? São mais do que palavras terminadas em sílabas iguais, já que existem inúmeras formas diferentes de combinação.

Em resumo, as rimas são palavras que apresentam uma repetição sonora idêntica ou similar. De certo modo que, independente do tipo de combinação utilizada, o resultado é sempre um som agradável. Inclusive, não precisa ser um “expert” no assunto para criar versos interessantes.

A verdade é que, o mais importante é saber colocar as palavras que rimam no lugar certo. Geralmente, devem vir em intervalos regulares do texto para causar o efeito sonoro desejado. Aliás, não precisam estar exatamente no final dos versos, como acontece no caso das rimas paralelas.

Principais combinações rímicas

Encontrar palavras que rimam é extremamente fácil, inclusive com a ajuda de alguns bancos de dados que oferecem diversas combinações. Contudo, entender um pouco sobre a estruturação dos textos pode ajudar no processo. Então, confira a seguir as 4 principais combinações rímicas:

Publicidade
  • Rimas alternadas: Seguem o esquema ABAB. Onde o primeiro verso rima com o terceiro e o segundo verso rima com o quarto;
  • Rimas emparelhadas: Seguem o esquema AABB. Onde o primeiro verso rima com o segundo, o terceiro verso rima com o quarto e assim por diante;
  • Rimas opostas: Seguem o esquema ABBA. Nesse caso, em uma quadra o primeiro verso rima com o quarto e os dois versos do meio rimam entre si;
  • Rimas encadeadas: Seguem uma combinação entre estrofes, pelo esquema ABA BCB CDC. São nomeados de tercetos.

Embora estas sejam as combinações mais comuns utilizadas hoje em dia, existem ainda outras possibilidades para trabalhar as rimas. Um bom exemplo disso é a rima continuada, muito utilizada em poemas onde ocorre a repetição rímica em um texto inteiro ou em um longo trecho dele.

Classificação quanto ao tipo de rima

Falando em palavras que rimam, não poderíamos deixar de mencionar a sua classificação quanto a fonética. Ou seja, em relação aos sons que essas palavras produzem se tornando rimas. Aliás, esse é o princípio básico para criar versos com certa musicalidade. Então, confira quais são os principais tipos de rimas.

  • Rima perfeita: Repetição total de sons, tanto vocálico quanto consonantal. Ex.: falado/cantado, presente/ausente;
  • Rima imperfeita: Apenas repetição parcial dos sons. Ex.: fez/seis, aurora/sedutora;
  • Rima toante: Apenas repetição dos sons vocálicos. Ex.: plátano/cálamo, pálida/lágrima;
  • Rima aliterante: Apenas repetição dos sons consonantais. Ex.: fez/faz, lata/luto.

Então, não há dúvidas que existe um universo inteiro de rimas para se explorar. O melhor de tudo é que alguns sites oferecem combinações de forma automática. Assim, você não precisa memorizar todas essas regras e classificações. Afinal, o propósito é ganhar tempo e estimular a criatividade.

Como encontrar as melhores palavras que rimam

Rimar é uma verdadeira arte, mas encontrar palavras que rimam pode ser um desafio. Contudo, fácil de resolver com a ajuda da tecnologia que temos hoje ao nosso dispor. Então, se você precisa desenvolver um poema ou compor uma música, pode encontrar as palavras certas de uma forma bem simples.

Basicamente, existem “sites” de rimas com bancos de dados super extensos. Basta acessar um deles e digitar qual é a palavra para a qual precisa de uma rima. Além do mais, é possível escolher o tipo de rima e o tipo de entonação desejada. Logo, diversas combinações serão apresentadas.

Para melhorar ainda mais essa experiência, algumas plataformas levam a construção do texto muito além das rimas. O fato é que, alguns “sites” mostram também os significados das palavras, aplicação em frases e outras opções para potencializar a sua capacidade de escrita criativa.

Sites de rimas gratuitos

Se chegou até aqui e espera encontrar palavras que rimam de forma fácil e gratuita, então vamos ao que interessa. Afinal, como prometido, iremos indicar as melhores ferramentas para buscar rimas e construir textos mais atrativos. Confira a seguir uma lista com 3 opções para usar grátis.

  • Como Fazer Um Poema: Site com um eficiente dicionário de rimas (comofazerumpoema.com);
  • Rhymit: App disponível para Android e iOs com um catálogo completo de rimas;
  • Banco de rimas: Site de rimas com possibilidades diversas (bancoderimas.com).

Além disso, para dispositivos Android o aplicativo Palavras Que Rimam traz uma experiencia ainda mais completa e eficiente. Já que apresenta alguns outros atributos para um texto criativo. Enfim, esperamos que as dicas sejam úteis e possam te ajudar a criar textos incríveis daqui em diante. Se gostou, acesse o nosso Blog e confira outros assuntos interessantes.