Duolingo para aprender Inglês – Saiba como baixar o aplicativo

Publicidade

Como você já deve saber, dá para usar o Duolingo para aprender inglês. E é justamente o que muitas pessoas fazem para aprender ou para aprimorar não apenas esse idioma, como muitos outros.

Atualmente, saber um segundo idioma é muito importante por diversos motivos. Em especial, para quem quer adentrar o mercado de trabalho ou dar aquele upgrade no currículo. Ou ainda, para quem quer viajar para outros países.

Publicidade

Assim, usar o Duolingo para aprender inglês é mais uma solução que a tecnologia criou. Portanto, para saber o que é e como usar esse aplicativo, continue no nosso artigo de hoje.

Duolingo para aprender Inglês
Duolingo para aprender Inglês (imagem do Google)

Contextualizando o aplicativo Duolingo

Antes de mais nada, que tal conhecer mais sobre o aplicativo? Para começar, o Duolingo é uma plataforma com enfoque no aprendizado de diferentes idiomas. E tem mais, ele é considerado o aplicativo mais popular dessa categoria.

Segundo a própria plataforma, o serviço tem mais de 300 milhões de alunos ativos. Além disso, a ideia do aplicativo é trazer o aprendizado por meio de lições que se parecem muito com jogos.

Em suma, os usuários vão aprendendo por meio de puzzles e outras lições bastante divertidas. No entanto, o método parece ajudar muito quem quer aprender um novo idioma, principalmente, aqueles que têm mais dificuldades.

Como o aplicativo funciona?

Como dissemos anteriormente, o Duolingo para aprender inglês não se trata de um método de ensino convencional. E é justamente por causa disso que o aprendizado se torna mais fácil e mais divertido. 

Publicidade

Desse modo, ele funciona como um jogo. Nele, os alunos precisam passar níveis inferiores para ir alcançando os superiores. De modo que é possível receber prêmios e também punições, em caso de acertos e erros.

Outra informação que vale a pena ser citada é a de que o aplicativo trabalha com a proposta de fixação de conteúdo por repetição. Então, conforme as palavras vão sendo repetidas, o aluno vai fixando-as melhor.

O que dá para aprender com o Duolingo?

Atualmente, no Brasil, está disponível um total de 6 cursos para quem quer usar o Duolingo. E a melhor parte é que você pode aprender todos os idiomas se quiser. Em seguida, conheça quais são os cursos oferecidos pelo aplicativo.

  • Inglês
  • Espanhol
  • Italiano
  • Francês
  • Alemão
  • Esperanto

Os idiomas mais procurados pelos usuários brasileiros são: o inglês, o espanhol e o francês. Segundo informações do próprio aplicativo, só no Brasil  30 milhões de usuários usam o Duolingo para aprender inglês.

Apesar disso, o aplicativo está em constante desenvolvimento. Logo, em breve, novos idiomas estarão disponíveis na plataforma para aprendizado. Aliás, a plataforma não cobra pelos serviços, os usuários aprendem gratuitamente.

Principais vantagens de usar o aplicativo para aprender inglês

Evidentemente, o principal motivo para usar o Duolingo para aprender inglês é o fato de o serviço ser grátis. Além disso, a plataforma é muito fácil de usar e possui uma interface intuitiva e simples de utilizar.

Na sequência, outra vantagem de aprender usando o aplicativo é a possibilidade de experimentar um método novo. Por ele usar um método que lembra muito um jogo fica muito mais fácil assimilar o conteúdo.

Para encerrar, outro benefício está na praticidade e portabilidade. Isso quer dizer que os usuários podem estudar de qualquer lugar, com tanto que haja conexão com a Internet.

Principais desvantagens de usar o aplicativo para aprender inglês

Por outro lado, aprender com o Duolingo pode ser complicado para quem gosta de interagir com professores. O aplicativo não possui nenhum serviço de monitoria ou de interação com professores.

Além de que, o aplicativo tem enfoque na escrita. Então, os usuários que procuram melhorar a conversação ou a leitura, podem acabar ficando na mão. Outra desvantagem é que o Duolingo não ensina gramática.

Por fim, nas lições que exigem que o aluno fale ao microfone, o reconhecimento de voz não é muito eficiente. Isso pode fazer com que os usuários acabem perdendo pontos e sofrendo punições.

Dicas para otimizar o aprendizado de inglês

Em primeiro lugar, indica-se que os usuários tenham mais contato com o idioma. Isso pode ser feito assistindo mais séries e filmes em inglês, ouvindo músicas etc.

Além disso, para quem quer focar na conversação, o ideal é começar a treinar sozinho. Na sequência, vale a pena tentar se comunicar com pessoas que têm o inglês como língua nativa.

Por fim, outra dica é ir realizando testes para nivelação de inglês. Eles são importantes para que você aplique o conhecimento que estudou. Isso sem falar que pode ser importante para a fixação do conhecimento.

Como baixar o aplicativo Duolingo para aprender inglês

De antemão, o Duolingo é um aplicativo voltado para dispositivos móveis. Logo, ele está disponível para ser baixado em lojas de aplicativos de aparelhos Android e iOS.

Portanto, o primeiro passo é procurar o Duolingo na Play Store ou na App Store. Depois disso, é só baixar e instalar o aplicativo. Na sequência, o próximo passo é criar uma conta na plataforma.

É tudo muito simples e rápido. Então, em poucos minutos você já pode começar a usar o Duolingo para aprender inglês. No entanto, lembre-se de sempre deixar salvo o seu progresso no aplicativo.