Como obter CPF digital – Veja como conseguir o documento online

Publicidade

Inicialmente, saber como obter CPF digital é muito importante atualmente. Assim, com a tecnologia facilitando tudo, os documentos digitais são fundamentais. Então, por meio de um aplicativo, você não precisa mais carregar o seu CPF na carteira.

Sendo assim, o aplicativo consegue identificar o portador. Além de que, também te manda notificações importantes. Contudo, vale a pena falar, que apenas quem tem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode usar o CPF digital.

Publicidade

Apesar de ser uma facilidade e tanto, muitas pessoas ainda não sabem como obter CPF digital. Então, quer saber mais sobre essa versão do CPF? Pois não deixe de ler esse artigo até o final.

CPF digital
CPF digital ( imagem do Google)

E o CPF impresso?

Antes de mais nada, a Receita Federal emitia cartões de plástico como CPF. No entanto, isso deixou de acontecer em 2011. Sendo que, desde esse ano os brasileiros recebem somente o número do documento. 

Então, vale a pena destacar que a apresentação do CPF impresso não é uma obrigação. Mas, quem quiser, consegue um comprovante de inscrição direto no site da Receita Federal.

Desse modo, o número do seu CPF está em outros documentos. Principalmente no seu RG e na sua CNH. Além de que, também pode estar no seu celular. 

Como obter CPF digital: Para que serve o CPF digital?

Em suma, se trata de um documento com 11 dígitos. Sendo que ele é único e identifica o brasileiro durante toda a sua vida. Além de tudo, é por meio desse documento que o governo consegue saber quem você é e um monte de informações, como:

Publicidade
  • Fazer a consulta da situação do seu CPF; 
  • Conseguir emitir comprovante da sua situação cadastral; 
  • Fazer a consulta de dados do seu cadastro; 
  • Saber se o seu CPF é realmente verdadeiro.

A princípio, o CPF digital foi criado para substituir o documento físico. Portanto, ele é uma versão eletrônica do seu CPF de papel. Dessa forma, os dois tipos de documento servem para a mesma coisa.

Nesse sentido, todos os cidadãos brasileiros precisam ter um CPF. Assim, após completar 12 anos é necessário tirar o documento. Assim, após ter feito a versão física do CPF é possível buscar como obter CPF digital.

Como fazer a Prova de Vida e a Biometria

Sendo assim, você será direcionado para outra página. Dessa forma, você deve ler os termos e condições do aplicativo. Por fim, deve concordar e clicar em “aceitar”. Logo em seguida, você deve fazer a Prova de Vida.

Então, para isso você precisa tirar uma selfie seguindo as regras do app. Mas, não se preocupe, é muito simples e rápido. Em suma, você precisa centralizar o seu rosto no espaço demarcado e esperar para tirar a foto.

Assim, você será guiado para fazer algumas poses para a selfie. Dessa forma, é feito uma biometria de sua face. Sendo que, essa etapa é muito importante para evitar fraudes, por exemplo.Por fim, você precisa criar um PIN. 

Como obter CPF digital: Importância do CPF digital

A princípio, vamos falar um pouco sobre o uso dos smartphones atualmente. Inegavelmente, todas as pessoas andam com os seus smartphones no dia a dia. Assim, é muito difícil encontrar alguém que não esteja em posse do seu celular.

Sendo assim, a tecnologia se aproveita cada vez mais disso. Desse modo, ela consegue facilitar muitas áreas da vida das pessoas. Então, atualmente no Brasil, estamos vivendo uma era de digitalização de documentos.

Dessa forma, a CNH – Carteira Nacional de Habilitação já tem a sua versão eletrônica. Além disso, o mesmo aconteceu com o Título de Eleitor. Assim, o CPF digital foi apenas outra consequência desse processo.

Documentos digitais no futuro

Aliás, a tendência é digitalizar todos os documentos do brasileiro. Assim, já se espera fazer o mesmo com o RG. Isso é pensado, principalmente, porque a versão eletrônica dos documentos dá mais facilidade para os brasileiros.

Em suma, é mais uma solução possibilitada por meio da tecnologia de facilitar a vida das pessoas. Embora, uma parte da população brasileira ainda tenha dúvidas quanto à segurança dos documentos digitais.

Mas, não precisa se preocupar, pois os aplicativos contam com ferramentas de segurança. Além disso, a versão digital acaba evitando o esquecimento de documentos, já que estão no smartphone.

Como obter CPF digital através do aplicativo

Antes de mais nada, voltamos a relembrar que o CPF digital é apenas para quem tem CNH. Então, se você tiver uma Carteira Nacional de Habilitação, pode obter o seu CPF em versão digital. Além disso, o app está disponível para Android e para iOS.

Desse modo, para você obter o CPF digital é necessário seguir alguns passos. Em primeiro lugar, você deve baixar o aplicativo CPF Digital. Sendo assim, pesquise por ele na Play Store ou na App Store.

Em seguida, você deve fazer o download e executar a instalação corretamente. Assim, quando tudo estiver pronto é só digitar o número do seu Cadastro de Pessoa Física – CPF e data de nascimento.