Cofre Virtual – Aplicativo Para Manter Arquivos Seguros

Publicidade

Conheça o cofre virtual e livre-se de vez da responsabilidade de memorizar senhas de acesso do seu celular. Muito útil para usar com aplicativos de banco, redes sociais, jogos, serviços de “e-mail” e muitos outros. Então, com essa ferramenta, fica muito mais fácil e seguro gerenciar suas senhas.

O fato é que, acumulamos uma infinidades de códigos na memória, dos mais diversos tipos, sejam números, letras, símbolos ou um conjunto deles. Então, um único branco e lá está você solicitando uma nova senha mais uma vez. Aliás, esse processo pode se repetir várias e várias vezes.

Publicidade

Se está cansado de fazer recuperação de senha, então baixe o cofre virtual agora mesmo e experimente as suas melhores funções. O app fica com toda o trabalho de armazenar suas senhas em local seguro. Dessa forma, só precisará memorizar a senha mestra de acesso ao cofre. Continue lendo e confira.

cofre virtual
cofre virtual (imagem do google)

Sobre o cofre virtual

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é um Cofre Virtual e como ele pode realmente ajudar. A princípio, falando em cofre nos vem a ideia de fazer algumas economias. Mas calma, dessa vez o assunto é sobre segurança de senhas e não sobre juntar alguns trocados durante o mês.

Em outras palavras, a ferramenta da qual estamos falando é nada menos que um gerenciador de dados. Em resumo, um cofre virtual para você armazenar todos os seus “bens” virtuais. Nesse caso, senhas e acessos dos aplicativos que você mais utiliza e nem sempre consegue se lembrar qual é a senha de acesso.

Além do mais, muitas pessoas optam por criar um bloco de notas no celular com todas essas informações importantes. Contudo, esse pode ser um caminho não tão seguro, já que esses dados podem ser facilmente invadidos. Por isso, um app de cofre virtual pode mostrar uma grande eficiência no assunto.

Funcionamento

No geral, um cofre virtual funciona de maneira bem simples. O primeiro ponto interessante é que, ao decidir pelo uso do “software“, o usuário aceita trocar uma infinidade de senhas por um único código. Ou seja, só será necessário se lembrar da senha principal que permitirá acesso a todos os outros dados.

Publicidade

Basicamente, ao guardar todos os nomes de usuário e senhas de outras contas virtuais, os mesmos poderão ser acessados facilmente ao inserir a senha mestra do app gerenciador escolhido. Aliás, existem diversas opções para você escolher o mais seguro para armazenar os seus dados mais importantes.

Além do mais, com uma potente ferramenta de gestão de senhas, você não precisa mais criar códigos fracos e de fácil memorização. Isso é comum e leva ao risco de ter suas contas invadidas por “hackers“. Inclusive, quando se trata de acesso a contas bancárias o cuidado deve ser ainda maior.

Quanto à segurança e riscos

Uma dúvida comum quando o assunto é um Cofre Virtual que vai gerenciar todas as suas senhas mais importantes, é quanto a segurança. Afinal de contas, devemos confiar nesse tipo de aplicativo? Então, o fato é que a maioria dos apps desse nicho protegem os dados com um padrão de criptografia avançada.

Além disso, os apps mais seguros são aqueles que ainda exigem a verificação e autenticação dos usuários. Mais precisamente, aqueles que aderem ao modelo de segurança de rede “Zero Trust“, ou “confiança zero” que pressupõe a possibilidade de haver invasores dentro e fora da rede.

Contudo, não há nada que torne os aplicativos gerenciadores de senhas totalmente invioláveis. Isso quer dizer que, podem sim haver riscos, ainda que não tenham sido registrados casos de vazamento de códigos por essas plataformas. Sendo assim, vale a pena tomar todos os cuidados possíveis.

Escolhendo o seu cofre virtual

Hoje em dia, o que não faltam são opções para aderir ao seu Cofre Virtual. Resta saber como escolher o mais eficiente e que oferece a maior segurança de dados. Então, algumas dicas são válidas na hora de embarcar em mais uma dessas comodidades oferecidas no mundo da tecnologia.

  • Certifique-se de que o app dispõe de um algoritmo de criptografia robusto capaz de proteger os códigos;
  • Em serviços “online“, escolha uma plataforma que ofereça a autenticação em dois fatores;
  • Confira os “feedbacks” de usuários anteriores, eles sempre indicam a confiabilidade do app;
  • Além disso, leia atentamente a Politica de Privacidade antes de compartilhar os seus dados com qualquer “software“.

Então, essas são algumas dicas principais para garantir maior segurança ao utilizar certos tipos de aplicativos. Aliás, a “Autenticação em dois fatores” pode ser o ponto mais importante. Pois, mesmo que alguém descubra a sua senha mestra, não conseguirá passar pela verificação extra de identidade.

Melhor app gerenciador de senhas

Se chegou até aqui e deseja saber qual é o melhor aplicativo de Cofre Virtual, então vamos ao que interessa. O fato é que, existem diversas opções disponíveis para “download” em dispositivos Android ou iOs. Contudo, o app LastPass tem a sua especialidade quando o assunto é gerenciar senhas virtuais.

O app oferece algumas funções básicas no seu plano gratuito, como o gerenciamento de senhas antigas ou mesmo a geração de novos códigos de acesso. Já o plano Premium, que custa cerca de US$ 36, permite o uso de alguns recursos extras na plataforma, além de um suporte técnico prioritário.

Para aumentar as suas possibilidades, confira também outros dois apps de Cofre Virtual. Um é o Kaspersky Password Manager, que permite o armazenamento de até 15 senhas no plano “free” e o outro é o Bitwarden que permite dois usuários em uma mesma conta gratuitamente. Por fim, se curtiu as dicas, acompanhe o nosso Blog para ver outros assuntos interessantes.