Carteira de Trabalho Digital: veja como acessar e cadastrar a sua

Publicidade

A tecnologia chegou para mudar e melhorar a forma como trabalhamos. Nesse sentido, o Governo Federal criou a Carteira de Trabalho Digital. Assim, ela reúne em um único lugar todas as informações profissionais do trabalhador.

Atualmente, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é o mais baixado. Dessa forma, conta com mais de 500 milhões de acessos. Logo, no ano de 2020 a plataforma foi acessada mais de 270 milhões de vezes.

Publicidade

Dessa forma, a Carteira de Trabalho Digital chegou para substituir o documento físico. Ainda tem dúvidas sobre a plataforma? Veja aqui como funciona!

Carteira de Trabalho Digital
Carteira de Trabalho Digital (imagem do Google)

Principais funções da versão digital da Carteira de Trabalho

O aplicativo permite consultar as informações sobre contratos de trabalho. Além disso, é possível solicitar o seguro-desemprego e demais benefícios. Por exemplo, o Abono Salarial e Benefício Emergencial.

Além disso, uma das principais vantagens é a agilidade para solicitar documentos e acessar informações. Nesse sentido, também é possível ter um melhor aproveitamento. Assim, reduzir o tempo nos atendimentos.

No mais, o aplicativo acaba facilitando o acesso às informações. E também permite ao trabalhador verificar seus vínculos trabalhistas. Para finalizar, dá ainda para fazer uma integração da base de dados do Ministério da Economia.

O documento digital pode substituir o impresso?

Muitos ainda têm dúvidas em relação à carteira de trabalho digital. Contudo, ela substitui a versão antiga do documento desde 2019. Entretanto, é importante guardar o antigo documento para alguma necessidade futura.

Publicidade

Dessa forma, a carteira física pode ser utilizada por empresas que ainda não usam o eSocial. Nesse sentido, o portal serve para fazer as anotações sobre a vida profissional do trabalhador. Por exemplo, férias e alterações de salário.

Em contrapartida, é importante destacar que a Carteira de Trabalho Digital serve como documento de trabalho. Ou seja, não é aceita como documento de identificação.

Para que serve a Carteira de Trabalho Digital

Bem, já deu para notar que a Carteira de Trabalho Digital é muito útil. Mas, se ainda restam dúvidas sobre esse documento digital, vamos analisar algumas vantagens do documento digital abaixo:

  • Informações fáceis: Permite que o trabalhador acompanhe seu contrato de trabalho atual e os antigos;
  • Solicitação de benefícios: Dessa forma, é possível solicitar o benefício do seguro-desemprego, por exemplo.
  • Calendários importantes: Por fim, o trabalhador consegue conferir o calendário de pagamento do abono social e benefício emergencial.

Nesse sentido, o aplicativo da CTPS digital existe desde 2017. Porém, se popularizou no ano de 2019. Além disso, muitos abandonaram a versão física com a chegada da pandemia da Covid-19.

Afinal, basta o trabalhador informar o número de seu CPF para o empregador. Como resultado, as informações repassadas ao eSocial substituem as anotações no antigo documento físico.

Como consultar o número da Carteira Digital?

A princípio, o número da Carteira de Trabalho Digital é o mesmo do seu CPF. Desse modo, para consultá-lo basta iniciar a sua sessão fazendo o login no aplicativo do documento. 

Após inserir os dados solicitados, você seguirá para o próximo passo. Sendo assim, é esperado que apareça uma mensagem de saudações. Logo, a seguinte mensagem aparecerá na sua tela: “Olá, [nome do trabalhador]”.

Nesse sentido, mais abaixo irá aparecer o número do seu CPF. Todavia, essa regra se aplica para quem ainda possui a carteira física com a numeração específica. Ou seja, para as demais pessoas o número pode não ser o mesmo que o CPF.

Como alterar seus dados na Carteira Digital

Hoje em dia, o cadastro na carteira digital é feito através do número do CPF do cidadão brasileiro. Isso quer dizer que os dados pessoais serão os mesmos do Cadastro de Pessoa Física do trabalhador. 

No entanto, já houveram casos em que as informações não batiam com o correto. Então, se houver alguma informação pessoal errada, o trabalhador deve o quanto antes regularizar a situação.

Nesse sentido, ele deverá procurar a Receita Federal mais próxima. Dessa forma, o órgão irá corrigir as informações do trabalhador no sistema. Em suma, se trata de um processo simples.

Por que utilizar a versão digital?

De antemão, utilizar a carteira de trabalho digital proporciona facilidade de acesso às informações. Dessa forma, não é mais necessário andar com a carteira física na bolsa ou carteira.

Nesse sentido, o avanço do governo em expandir a tecnologia para documentos trouxe muitos benefícios. Além disso, é possível encontrar todos os dados do trabalhador em uma única plataforma.

Concluindo, efetuar o cadastro do documento digital agiliza processos de contratação do colaborador. Assim, é possível consultar a atualização de suas férias e salários na carteira.

Como cadastrar a Carteira de Trabalho Digital

Atualmente, a Carteira de Trabalho Digital pode ser feita de forma gratuita na internet. Ou seja, é possível acessar o portal pelo computador ou celular conectado à internet.

Desse modo, o download pode ser feito nos dispositivos com  sistemas Android e iOS de forma totalmente gratuita. Porém, se o trabalhador não possuir celular, ele não  poderá acessar a plataforma online. 

Para finalizar, para fazer o cadastramento é muito simples. Portanto, ele pode ser efetuado pelo site https://servicos.mte.gov.br/. O acesso será concedido após efetuar o login com o cadastro no site acesso.gov.br. Baixe: Play Store e App Store.