Publicidade

Auxílio maternidade para mãe desempregada – Veja como solicitar

Publicidade

Você é mãe e foi demitida do emprego após engravidar, ou conhece alguém que esteja nesta situação? Se sim, saiba mais sobre o auxílio maternidade para mãe desempregada. É um programa do governo que atua com o objetivo de ajudar as mães grávidas ou que tenham tido o bebê recentemente e estejam passando por dificuldades por falta de trabalho.

Quer saber mais? Leia este artigo e saiba todas as informações sobre esse auxílio do governo. Quem sabe você não possa se encaixar nos requisitos e ser beneficiada? Além disso, em um momento tão vulnerável quanto a gravidez e dar à luz a uma criança, perder o emprego é um tanto desesperador.

Publicidade

Além do mais, uma criança requer muitos cuidados e atenção. Desse modo, muitas vezes a mãe está sozinha, desamparada e não tem como deixar o bebê em casa ou no berçário, nem pode contar com a ajuda de familiares. Desse modo, esse auxílio do governo pode ajudar muitas mães a tornar essa situação menos desesperadora.

auxílio maternidade para mãe desempregada
Auxílio maternidade para mãe desempregada (Imagem do Google)

Conheça mais sobre o auxílio maternidade para mãe desempregada

Uma curiosidade do auxílio maternidade é que ele pode ser pago tanto para mulheres quanto para homens que estejam atestados pelo INSS. Além do mais, você também deve conhecer o auxílio-maternidade como salário-maternidade. Portanto, a mãe ou o pai recebem quando ocorre o nascimento de um filho. No entanto, não apenas isso.

O auxílio maternidade também pode ser adquirido em casos de adoção, e também caso a mãe passe por um aborto não premeditado por ela. Além do mais, no caso do pagamento deste auxílio, o INSS ou pelo empregador deverão arcar com os custos, a fonte pagadora vai variar de acordo com a situação de cada mãe ou pai.

Além disso, é de suma importância lembrar que o salário maternidade deve acompanhar a licença maternidade. Ademais, esses dois, tanto a ajuda financeira quanto o tempo para ficar com o filho, irá proporcionar um maior vínculo dos pais com os filhos e dos filhos com os pais. Pois será como um descanso tranquilo com dinheiro para o sustento.

Veja quem pode receber esse auxílio

Agora que você já sabe o que é e para que serve o auxílio maternidade, veja a seguir quem são as pessoas que podem receber essa ajuda do governo. Além do mais, são necessários alguns requisitos para poder solicitar e receber o auxílio maternidade para mãe desempregada. Portanto, veja a seguir quem são as pessoas que podem se beneficiar:

Publicidade
  • a pessoa que solicita deve estar assegurada pelo INSS, ou seja, ela deve estar contribuindo com alguma empresa, trabalhando por si só, sendo empregada doméstica ou realizando outros trabalhos, como os rurais;
  • ainda, a Constituição Federal de 88 assegura o direito a assegurados do INSS que tenham dado à luz a um filho;
  • a assegurados do INSS que tenham adquirido adoção de alguma criança;
  • para assegurados do INSS que tenham sofrido algum tipo de abordo, desde que o não intencional de maneira criminosa;
  • ao assegurado do INSS que dá a luz a um bebê que não consegue resistir ao parto e faleceu;
  • caso ocorra o falecimento do cônjuge enquanto ainda estiver recebendo o auxílio, a mãe poderá receber a contribuição em dose dupla, desde que o pai tenha sido contribuindo do INSS;
  • para mães que estejam desempregadas e que ainda estejam em graça, possuindo, desse modo, a classe de assegurada;
  • a assegurada do INSS que quando no parto ou durante a gestação sofre algum risco de vida;
  • a homens assegurados do INSS quando ambos sendo um casal adotam uma criança.

Além do mais, há outras situações em que alguém pode solicitar o auxílio maternidade. Desse modo, ela recebe novamente o benefício. Desse modo, caso tenha achado interessante as informações e preencha os requisito presentes no auxílio maternidade, saiba como solicitar o benefício e garantir o recebimento.

Como solicitar o auxílio maternidade

Você preenche todos os requisitos ou conhece alguém que os preencha? Desse modo, saiba como solicitar o auxílio maternidade para mãe desempregada. Porém, caso ainda tenha dúvidas, baixe o app AMPARO, pela Play Store, para saber se tem direito a esse benefício. Além do mais, para acessá-lo é fácil e rápido.

Portanto, caso já saiba que tem direito, siga as informações a seguir. Para isso, você precisará de alguns documentos. Entre eles, documentos originais com foto, e também levar uma procuração. E após, se desejar, será melhor se tiver acesso a um advogado de direito previdenciário. Portanto, basta ir atrás dos seus direitos.

Desse modo, não importa se a causa da demissão tenha sido por justa causa ou se estava dentro de um prazo. A mulher desempregada tem direito ao auxílio. Portanto, basta comprovar os seus requisitos e carências. Desse modo, estará garantido o recebimento do auxílio, caso necessário contrate um advogado.