Auxílio gás – Veja quais são as famílias que terão direito ao benefício

Publicidade

A princípio, o auxílio gás tornou-se um dos assuntos mais buscados nos últimos meses. Sobretudo, depois que houve a alta dos preços do gás de cozinha, que impactou a população brasileira.

Dessa forma, se trata de um programa criado pelo governo federal que visa atender as necessidades das pessoas de baixa renda. No entanto, infelizmente esse benefício não está disponível para todas as pessoas.

Publicidade

Se você quer saber se tem direito a receber o auxílio gás, continue nesse artigo para entender os critérios. Em seguida, vamos tratar sobre o tema mais a fundo a fim de tirar as dúvidas que muitas pessoas ainda têm.

Auxílio gás
Auxílio gás (Imagem do Google)

Gás de cozinha: situação atual

Hoje em dia, depois de tanto aumento no preço do botijão de gás de cozinha, dá para encontrar o produto por até R$150. O acaba sendo um valor alto e muitas vezes inacessível para parte dos cidadãos do Brasil.

Como consequência, muitas pessoas já estão cozinhando em fogão à lenha ou em fogueiras. No entanto, esses métodos podem ser muito perigosos, podendo causar acidentes e queimaduras.

Pensando em atender essa parte da população brasileira, o governo federal criou o programa chamado de auxílio gás. A seguir, conheça mais sobre esse benefício.

 O que é o auxílio gás?

Antes de tudo, o auxílio gás é um benefício do governo federal criado para ajudar a população de baixa renda. Visto que muitos cidadãos brasileiros não possuem renda suficiente para conseguir comprar um botijão de gás.

Publicidade

Para conseguir beneficiar as pessoas que realmente precisam desse benefício, o governo federal vai utilizar o mesmo cadastro do Auxílio Brasil. Assim, o processo fica menos burocrático e mais simples.

Mas, como dissemos antes, estar na categoria de pessoas de baixa renda não é o único critério para receber o benefício. Em seguida, saiba a quem se destina a nova iniciativa do governo do Brasil.

Quem pode receber o auxílio gás?

Como o benefício não se estende a toda a população brasileira, o governo federal criou alguns critérios para receber o auxílio gás. A seguir, saiba mais sobre as regras de participação gerais.

  • Famílias com renda per capita de meio salário-mínimo ou menos;
  • A família deve possuir cadastro atualizado no CadÚnico;
  • Núcleos familiares em que alguém receba o BPC – Benefício de Prestação Continuada;

Quem tiver interesse em receber, mas não tiver cadastro no CadÚnico deve ir até o CRAS de sua cidade. Assim, será possível criar o seu cadastro e saber se você pode ou não receber o auxílio gás.

No entanto, é preciso ter em mente que o valor do benefício não é para o pagamento integral do botijão de gás. Na verdade, cada parcela terá um valor de R$52 por pessoa.

Como vai ser feito o pagamento do benefício

Para saber se você tem direito a receber o auxílio gás, basta entrar no aplicativo do Caixa Tem. Os pagamentos serão feitos de 2 em 2 meses, sendo que o primeiro aconteceu no mês de dezembro de 2021.

No mais, os pagamentos vão seguir os calendários do Auxílio Brasil. Então, para saber quando será o pagamento do auxílio gás é só procurar pelas datas de pagamentos do auxílio que substituiu o Bolsa Família.

Como dissemos anteriormente, cada valor da parcela será de no mínimo metade do preço de um botijão de gás de 13 kg. Assim, de acordo com a estimativa, o valor será de no mínimo 50 reais.

É possível se inscrever para conseguir o benefício?

Na realidade não há como se inscrever para receber o auxílio gás. Isso porque o governo federal escolhe os beneficiários de acordo com o cadastro geral chamado de CadÚnico.

Então, o que dá para fazer é se inscrever no CadÚnico. Dessa forma, é possível ser escolhido para receber o benefício. Para isso, é preciso que um membro da família maior de 18 anos vá até o CRAS de sua cidade.

Além disso, é preciso levar os documentos de cada integrante da família, para que o cadastro seja realizado. No fim, dá para conferir por meio do aplicativo Caixa Tem se você foi ou não beneficiado com a quantia.

Como baixar o Caixa Tem para receber o Auxílio Gás

Para finalizar, o aplicativo chamado de Caixa Tem é o aplicativo pelo qual os benefícios do governo são repassados aos beneficiários. Sendo assim, é de suma importância que o interessado possua esse app.

De modo resumido, é através dele que as pessoas conseguem verificar a disponibilidade do auxílio gás e de outros benefícios. Assim, ele está disponível para dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

Em conclusão, se você quiser baixá-lo, não perca tempo e vá agora mesmo até a sua loja de aplicativos. O Caixa Tem está nas principais lojas de aplicativos, então é possível encontrá-lo na Play Store e na App Store.