Aplicativo para identificar plantas – Veja como identificar plantas por foto

Publicidade

Bem como outras facilidades, o aplicativo para identificar plantas chega para ajudar as pessoas. Dessa forma, é indicado para pessoas que adoram conhecer novas plantas ou para quem gosta de achar novas mudas.

Afinal, com tanta variedade de plantas por aí, às vezes podem acontecer algumas confusões. Então, para tornar a identificação mais simples e rápida, criaram-se os aplicativos de identificação.

Publicidade

Enfim, o aplicativo para identificar plantas está sendo cada vez mais buscado. Principalmente, pelas pessoas que amam plantas, que trabalham ou estudam. A seguir, saiba mais sobre como essa ferramenta funciona na prática.

Aplicativo para identificar plantas
Aplicativo para identificar plantas (Imagem do Google)

O que é o aplicativo para identificar plantas?

Antes de tudo, o aplicativo que identifica espécies de plantas consiste em um banco de dados muito rico. Assim, quando uma pessoa quer realizar a identificação, tudo o que ela precisa fazer é adicionar uma foto da planta.

O ideal é tirar fotos de características importantes da planta, como: flor, fruto, folha ou caule. Enfim, algo que seja útil na hora de conseguir fazer a identificação dela.

Depois disso, o aplicativo vai fazer uma busca, comparando a foto com todas as espécies presentes no seu banco de dados. Como resultado, ele apresentará o possível nome popular e espécie da planta.

Motivos para começar a usar o aplicativo 

A princípio, o aplicativo é muito útil para conseguir saber mais sobre determinadas plantas. Isso é muito importante principalmente para quem tem crianças ou pets em casa, para verificar se a planta é nociva de alguma forma.

Publicidade

Além disso, utilizando o aplicativo para identificar plantas, você consegue saber mais sobre a planta que está ou pretende cultivar. Assim, diante das informações é possível aprender a cuidar melhor da sua plantinha.

No mais, se trata de um serviço totalmente gratuito e fácil de usar. Isso sem falar que identificar plantas pode ser bastante divertido. E você pode tentar identificar diferentes tipos de plantas em qualquer lugar que estiver.

Principais funções do aplicativo para identificar plantas

Engana-se quem pensa que o aplicativo serve apenas para identificar espécies de plantas. Ele consegue oferecer uma variedade de funções muito interessantes para quem ama a natureza. A seguir, confira algumas funções.

  • Identifica tipos de plantas;
  • Identifica tipos de animais;
  • Possui um tipo de rede social prórpria;
  • Permite o compartilhamento de novas descobertas e experiências;
  • Permite a interação de usuários na hora da identificação;
  • Tem mais de 400 mil cientistas e naturalistas;
  • Conta com um site com diversas informações interessantes.

Em síntese, dá para notar que o aplicativo para identificar plantas é bastante completo. Além de que, ele não se resume apenas à identificação de espécies de plantas, tratando também do reino dos animais.

Então, é muito interessante para praticar a arte de identificação de plantas e de animais. Isto sem contar que essa atividade pode ser muito divertida e pode ajudar muita gente.

Vantagens de usar o aplicativo para fazer a identificação

Em primeiro lugar, o aplicativo conta com informações com bom embasamento científico. Como dissemos anteriormente, há mais de 400 mil cientistas e naturalistas presentes na comunidade do aplicativo.

No mais, existe também outro aplicativo do mesmo grupo desenvolvedor. Por meio dele dá para aprender vários conceitos e informações sobre a natureza. Assim, usando os dois aplicativos você consegue adquirir mais conhecimentos.

Por fim, o aplicativo para identificar plantas é uma ferramenta totalmente gratuita. E mais do que isso, conta com uma comunidade incrível de pessoas que têm interesses em comum. 

Aprenda a usar o aplicativo 

Em suma, o primeiro passo é baixar e instalar o aplicativo. Logo depois, é preciso criar uma conta no aplicativo. Assim, você conseguirá ter contato com outras pessoas da comunidade também.

Para usar o aplicativo para identificar plantas é muito simples e fácil. Na verdade, quando você se deparar com alguma planta ou animal desconhecido, é só capturar uma foto.

Dessa forma, você pode tanto usar fotos tiradas na hora quanto importar uma foto da sua galeria. Então, depois de inserir a foto, o aplicativo vai fazer uma busca no banco de dados para fazer a identificação.

Como baixar o aplicativo para identificar plantas

Finalmente, chegou a hora de conhecer o melhor aplicativo da categoria. Nesse sentido, se trata do iNaturalist, um aplicativo que faz parte da categoria de educação.

Atrelado a ele está o aplicativo secundário, chamado Seek. Dessa forma, se você se interessou em identificar espécies de plantas e de animais, tudo o que precisa fazer é baixar e instalar o aplicativo iNaturalist. Em conclusão, esse aplicativo para identificar plantas está disponível para download em dispositivos Android e iOS. Assim, dá para baixá-lo tanto na Play Store quanto na App Store. Depois disso, é só aproveitar o iNaturalis.