Aplicativo para consultar pontos na CNH – Consulte Já

Publicidade

Antes de mais nada, o aplicativo para consultar pontos na CNH está sendo cada vez mais baixado e usado. Principalmente, porque se trata de um meio de acompanhar as infrações na Carteira Nacional de Habilitação. 

Dessa forma, o aplicativo é indispensável para condutores brasileiros. Sobretudo, depois que a Lei de Trânsito foi modificada. Como resultado, agora o limite de pontos da CNH é de 40. 

Publicidade

Sendo assim, o aplicativo para consultar pontos na CNH é muito útil na hora de acompanhar os pontos da CNH. Bem como, muitos motoristas buscam por ele para controlar o limite de pontos e evitar a perda do documento.

Aplicativo para consultar pontos na CNH
Aplicativo para consultar pontos na CNH (imagem do Google)

O que faz o condutor perder a CNH?

A princípio, o condutor possui um crédito de até 40 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Sendo assim, todas as infrações cometidas pelo motorista serão registradas no sistema e serão contabilizadas na CNH.

Dessa forma, os pontos se dão por meio da gravidade da infração cometida. Sendo que, ao atingir o limite máximo de 40 pontos o motorista corre o risco de ter a carteira cassada. 

Então, o condutor que não tiver nenhuma infração do tipo gravíssima conta com 40 pontos de limite na CNH. Analogamente, o condutor que tiver 1 infração gravíssima conta com 30 pontos. Por fim, quem tiver 2 infrações gravíssimas possui 20 pontos.

Importância do aplicativo para consultar pontos na CNH

Antes de tudo, o aplicativo para consultar pontos na CNH é mais um meio da tecnologia de facilitar a vida das pessoas. Desse modo, os motoristas brasileiros podem contar com essa solução para acompanhar infrações e multas.

Publicidade

Em suma, antes o motorista tinha que se deslocar até o Detran para consultar os pontos de sua CNH. Dessa maneira, ele precisava lidar com filas e às vezes horas de espera até conseguir atendimento.

Portanto, o aplicativo para consultar pontos na CNH é uma forma de facilitar esse processo. Assim, toda a consulta pode ser feita por meio dele ou do site do Detran. E, tudo isso sem ter que sair de casa.

Consultar pontos através do site do Detran

Em primeiro lugar, uma das opções de fazer a consulta de pontos da CNH é por meio do site do Detran. Dessa forma, tudo o que você precisa fazer é procurar pelo site do Detran do seu estado. Logo em seguida, é só seguir o passo a passo.

  • Passo 1: Inicialmente, você deve acessar o site do Detran. Logo depois, é só ir até o portal de consulta de multas e infrações. 
  • Passo 2: Em seguida, você precisa fazer o seu login. Assim, caso você nunca tenha criado uma conta no portal, será necessário realizar o seu cadastro.
  • Passo 3: Logo depois, você deve acessar a área que diz respeito à Carteira Nacional de Habilitação. O próximo passo é clicar na área que se refere aos pontos na CNH.
  • Passo 4: Para finalizar, o último passo é preencher os dados solicitados ou confirmar as informações que aparecerão na sua tela. Depois disso, basta clicar para pesquisar e consultar os seus pontos.

Dessa maneira, após fazer a consulta, os resultados aparecerão em seguida. Sendo assim, primeiramente aparecerá alguns dados do condutor (número da carteira de motorista; CPF; data de nascimento).

Para finalizar, se o condutor tiver alguma infração ou multa, serão exibidas as informações. Mas, se o motorista não tiver nenhum tipo de débito, será mostrada a seguinte mensagem: “condutor sem pontuação”.

Informações contidas na consulta de pontos de CNH

Dando continuidade, além das multas e das infrações presentes na Carteira Nacional de Habilitação, você pode contar com outras informações. Sendo assim, basta colocar o número do seu CPF para ficar por dentro de tudo.

Nesse sentido, algumas informações que você pode conferir na hora de consultar os seus pontos da CNH são: quantidades de pontos que há na CNH; quando expiram os pontos; quantidade de pontos total desde a primeira CNH.

Além de tudo, dá para saber também se a sua Carteira Nacional de Habilitação está em situação de cassação ou suspensão. No mais, há ainda a possibilidade de renovar a sua CNH, emitir outra via, alterar dados de cadastro e muito mais.

Consultar pontos através do aplicativo para consultar pontos na CNH

Então, outra opção para consultar os pontos da sua Carteira Nacional de Habilitação é por meio do aplicativo para consultar pontos na CNH. Dessa forma, a primeira coisa que você tem que fazer é procurar e baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Em seguida, é só abrir o aplicativo e entrar com o seu login e senha. Assim, se você nunca tiver acessado o portal do Detran antes, terá que fazer o seu cadastro. Portanto, basta preencher os campos com os dados solicitados.

Por fim, é só ir para a aba que fala sobre infrações. Dessa forma, todas as infrações e multas serão exibidas para você. Mas, caso não haja nenhum tipo de infração, aparecerá uma mensagem para você.